Infelizmente, a depressão é uma doença que gera incapacidade e pode ser cada vez mais prejudicial à saúde do trabalhador e, por isso, você pode receber os benefícios do INSS.

A depressão está levando uma grande parte dos trabalhadores a pedir o auxílio-doença e, em alguns casos, a aposentadoria por invalidez

Inclusive, este momento de pandemia também trouxe um surto de doenças psicológicas, fazendo com que muitas pessoas trabalhem doentes, agravando a sua saúde.

Acompanhe esse artigo para entender como e quando a depressão dá direito aos benefícios previdenciários

O que é depressão?

depressão é um distúrbio mental persistente, que pode levar à perda de interesse em diversas atividades, afetando assim o dia a dia.

Existe o DSM-V que é um manual de diagnóstico de doenças mentais usado por uma parte dos médicos, psiquiatras e psicólogos para identificar os principais sintomas.

Nesse manual, consta que, geralmente, o distúrbio vem acompanhado de várias combinações, como:

  • anormalidade em relação ao pensamento, comportamento, emoções, agitação, percepções, tristeza profunda, baixa autoestima, perda ou ganho de peso, aumento ou diminuição do apetite, fadiga, pensamento de morte frequente, entre vários outros sintomas.

Existe também a ansiedade generalizada, que leva à preocupação excessiva, dificuldade de concentração, entre outros sintomas que também levam a desenvolver a depressão. 

Com os altos números de diagnósticos dado por depressão, a doença passou a ser vista como a doença do século XXI. Assustador, não é mesmo?

Inclusive, a Associação Brasileira de Psiquiatria informou que em 2 anos a depressão será a causa mais recorrente para o afastamento do trabalho.

Ainda, a Organização das Nações Unidas diz que a doença atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e 20% da população teve, tem ou terá algum problema relacionado à depressão pelo menos uma vez na vida. 

A doença pode ser caracterizada como leve, moderada ou grave, variando conforme a intensidade dos sintomas.

Quais benefícios o INSS permite para quem tem depressão?

Em razão da incapacidade para o trabalho, quem sofre de depressão pode receber do INSS o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez

Para ter direitos a esses benefícios, é importante que você cumpra os requisitos. E o principal é o cumprir o período de carência.

Nesse caso, você deve ter no mínimo 12 contribuições para o INSS.

Assim, no momento em que você está trabalhando ou, ainda, mesmo após parar de trabalhar (e não pagar o INSS), é possível solicitar o benefício.

Isso porque existe o período de graça em que se você tiver 12 meses anteriores de contribuições e, agora, não estiver mais contribuindo, ainda é possível solicitar os benefícios.

Vale lembrar que existem doenças que isentam o período de carência, no caso da depressão, é a alienação mental. Ou, ainda, se a doença foi causada em razão do seu trabalho, devendo comprovar essa condição.

Agora, vamos conhecer os detalhes dos benefícios do INSS em casos de depressão.

  • Auxílio-doença para quem tem depressão
  • Aposentadoria por invalidez para quem tem depressão

Como solicitar benefício do INSS por depressão?

Você precisa verificar se atende a todos os requisitos. Assim, é possível pedir o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez em razão da depressão.

Para fazer a perícia médica em qualquer agência do INSS, basta ligar e agendar no telefone 135. Também é possível solicitar pelo site ou aplicativo Meu INSS. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *