O fato é que nem todas as pessoas têm o costume de se perguntar: “quando devo começar a planejar minha aposentadoria?”.

No entanto, a verdade é que esse é um grande erro. Afinal de contas, ter esse tempo para pensar é fundamental.

Dizemos isso porque, ainda que a sua aposentadoria irá demorar anos para acontecer, ainda assim você precisa se planejar.

Hoje em dia, o desejo de todas as pessoas com certeza é ter uma aposentadoria sossegada, sem ter qualquer problema para manter o seu padrão de vida.

Quem não tem o desejo de aproveitar a vida na maturidade, depois de anos de trabalho e de rotina? Para tal, deve-se ter um bom planejamento.

Não há como ter um final de vida sossegado se não apostar em um bom planejamento. Afinal de contas, planejamento é sinônimo de investimento.

E qualquer tipo de investimento é uma forma de você se preocupar com o futuro, sendo que é justamente esse o princípio da aposentadoria.

Além disso, não há como deixar de mencionar o fato de que, aqueles que querem ter uma aposentadoria de qualidade, não irão depender apenas da previdência social.

Para ter a garantia de maior conforto e uma estabilidade financeira, deve-se ter uma certa organização com bastante antecedência.

Então, se você quer entender melhor a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Quando começar o planejamento de aposentadoria?

Muitas pessoas se questionam: “quando devo começar a planejar minha aposentadoria?” Quanto a isso, o melhor momento é agora!

Dizemos isso porque, assim como qualquer outro investimento a longo prazo, quanto antes começar a fazer, melhor.

No que se refere ao planejamento da aposentadoria, o seu intuito é justamente oferecer uma grande vantagem financeira ao contribuinte.

Dessa forma, acaba por lhe garantir melhor qualidade de vida, ainda que você pare completamente de trabalhar.

Não é muito raro ver pessoas tendo que trabalhar mesmo após se aposentarem. Isso acontece quando não se é possível viver da renda da previdência.

Porém, não há como negar que se trata de algo extremamente desgastante, haja vista que esse era pra ser o momento de descansar.

Por que planejar a aposentadoria?

O mais adequado seria não esperar para pensar na aposentadoria apenas quando estiver chegando o momento de se conquistar o benefício.

Mesmo porque, caso isso aconteça, pode acabar se surpreendendo com um valor mensal que não é o suficiente para pagar as suas contas e manter a sua estrutura de vida.

A aposentadoria deve ter um valor suficiente para manter o seu padrão na velhice. Mas como você vai saber quanto deve receber se não fizer o planejamento?

Ao se planejar, você passa a saber qual será a sua média de gastos e quanto deve receber para poder sustentar esse padrão de vida.

Mas, em relação aos motivos pelos quais você deveria começar o planejamento da sua aposentadoria nesse momento, citamos os seguintes:

  1. Não depender exclusivamente de previdência, já que pode pagar um valor menor do que precisa para sobreviver;
  2. Guardar com mais calma e de maneira constante, o que irá permitir acumular mais dinheiro, de forma rápida, antes de se aposentar de fato;
  3. Aumenta as chances de realizar os seus sonhos, haja vista que é possível planejar e ver quanto precisa para alcançar um determinado objetivo.

Dicas para planejar sua aposentadoria

Agora que já respondemos a pergunta “quando devo começar a planejar minha aposentadoria”, é importante obter algumas dicas de como fazer isso.

Dentre as nossas dicas, citamos as seguintes:

Pense em quanto tempo falta para você se aposentar

Primeiro pense: quantos anos você tem hoje e com quantos anos pretende se aposentar? Qual idade pretende largar todo o trabalho e apenas desfrutar da merecida aposentadoria?

Ainda que faltem muitos anos para se aposentar, é vital pensar nisso desde agora. Dessa forma, será possível analisar quanto tempo falta entre a sua realidade hoje e o sonho de se aposentar.

Supondo que tenha 30 anos, mas que se aposentar aos 70, você já saberá que faltam 40 anos pela frente para trabalhar.

Mas, se você conseguir juntar R$100,00 todos os meses, durante todo esse tempo, terá acumulado R$48.000,00.

Tudo isso sem sequer fazer investimentos, apenas juntar o dinheiro. Se ainda faltam algumas décadas para chegar na idade que pretende se aposentar, é possível guardar uma parte do salário todos os meses, ao longo dos anos, e investir esse dinheiro.

Você ainda tem a possibilidade de escolher qual investimento deseja, sendo que há opções mais seguras mas que ainda assim têm um retorno financeiro menor.

Mas, se não tiver tanto tempo assim, o mais adequado seria pensar em formas de juntar mais dinheiro em menos tempo.

Se esse for o caso, o melhor a se fazer seria optar por investimentos de maior risco, mas com retorno maior.

Avalie quanto pode e precisa investir para se aposentar como quer

Você quer se aposentar com um alto padrão de vida? Se sim, deve começar a refletir a respeito de quanto deve começar a guardar todos os meses para atingir esse patamar.

Mas, se obter esse objetivo compromete demais o seu orçamento, tenha em mente que também é necessário pensar no momento presente.

É por essa razão que tudo deve ser um equilíbrio. Isso quer dizer que o seu orçamento hoje deve ser o suficiente para dar conta do seu modo de vida atual e, ao mesmo tempo, ter margem para guardar dinheiro.

Reduza as suas despesas de forma consistente

A verdade é que sempre existem despesas que não são assim tão necessárias para a nossa vida. Ainda que a princípio possa parecer um valor irrelevante, o montante pode lhe surpreender.

Nesse caso, a dica é manter hábitos que possam lhe ajudar a economizar, cortando alguns gastos que não são lá tão relevantes.

Conclusão

Como você pôde notar, o ideal é que comece a planejar a sua aposentadoria o quanto antes, até mesmo para ter uma margem maior de planejamento.

Quanto antes começar a planejar, melhor podem ser os seus rendimentos no futuro. O planejamento previdenciário é fundamental para garantir um fim de vida mais sossegado.

Então, se você achou essas informações pertinentes, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a elas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *