É essencial fazer um planejamento previdenciário para entender e prever o valor e o momento da sua aposentadoria. Veja agora mais detalhes.

No planejamento da aposentadoria, o advogado especialista nessa demanda irá analisar seu tempo de contribuição, verificar se há período especial e se pode converter esse tempo em tempo comum para fins de completar as exigências estabelecidas e, por vezes, antecipar seu pedido de aposentadoria.

Além disso, fará toda base de cálculos para você saber quanto deve contribuir, qual a melhor data para pedir sua aposentadoria, como é possível melhorar o valor do seu benefício e receber seu salário de benefício na margem desejada.

No planejamento, também são verificadas situações de direito adquirido possibilitando ao segurado se aposentar pelas regras anteriores que traziam mais vantagens aos trabalhadores.

Acompanhe esse artigo para entender melhor sobre o planejamento previdenciário. 

O que é planejamento de aposentadoria?

O planejamento da aposentadoria é um estudo técnico e documental que um profissional especialista em direito previdenciário realiza junto ao segurado que pretende se aposentar.

Para que serve o planejamento de aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria também pode ser chamado de planejamento previdenciário. 

Esse é um serviço que serve para organizar e preparar a aposentadoria. Assim, tem o objetivo de garantir que o trabalhador se aposente de maneira mais rápida e com a possibilidade de receber o melhor benefício. 

Sabemos que o processo para se aposentar exige o cumprimento de vários requisitos. 

Por isso, o planejamento se faz tão importante, pois requer atenção e organização extras para possibilitar o recebimento do benefício conforme o que determina a legislação. 

Portanto, o planejamento serve para que o trabalhador se prepare para o futuro contribuindo para receber a aposentadoria que ele planejou. 

Quando fazer um Planejamento de Aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria pode ser feito a partir dos 35 anos. Essa é uma de idade aconselhável, mantendo tudo organizado com antecedência. 

Ter um panorama prévio é a chave para a obtenção da melhor condição de aposentadoria. Então, quanto antes o planejamento começar, melhor será o resultado para você.

Em algumas situações, é ainda mais recomendado que você faça o planejamento da sua aposentadoria, incluindo os trabalhadores que:

  • tiveram vários vínculos de emprego (carteira assinada) durante a vida;
  • exercem ou já exerceram atividades especiais, insalubres e com risco de vida;
  • estão pagando ou pagaram em algum período o INSS por conta própria;
  • estão pensando em se aposentar, mas não estão contribuindo com o INSS;
  • trabalharam alguns períodos no serviço público e outros períodos na iniciativa privada;
  • tem contribuições em atraso com o INSS;
  • estão com dúvidas quanto a melhor regra e categoria para solicitar a aposentadoria.

Contudo, não existe um prazo, idade ou data correta para você fazer o seu planejamento da aposentadoria. Mas, quanto antes se planejar, melhor será para o seu futuro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *