Se você fez a solicitação de um benefício, com certeza deve ficar ansioso pela resposta, certo? Em vista disso, é normal que você queira saber sobre como consultar a situação do seu benefício.

Mas, nesse caso, a grande maioria das pessoas tendem a achar que é necessário ir até uma agência para acompanhar o pedido.

No entanto, graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia existem maneiras mais práticas de consultar o andamento do seu benefício.

Ter que pegar trânsito, enfrentar longas filas, ficar exposto ao sol e chuva, por exemplo, são coisas que ficaram no passado.

Se você quer descobrir a sua situação do benefício INSS, é possível fazer isso por meio do meu INSS, seja aplicativo ou site.

Há alguns anos, praticamente todos os atendimentos podem ser feitos por via digital, algo que deixou muito mais cômodo.

Mas, para aqueles que não possuem tanta familiaridade com a tecnologia, é um tanto comum se sentir na dúvida de como fazer isso.

Pensando nisso, a fim de facilitar ainda mais o processo de acompanhamento dos benefícios do INSS, iremos detalhar todo o passo a passo.

Quais são os status dos pedidos de benefício INSS?

O INSS é capaz de emitir diversas categorias de pagamentos para os seus segurados. Por isso, há pensões, afastamentos, aposentadorias, salário-maternidade, auxílio doença etc.

Isso quer dizer que, todos os dias, diversas pessoas fazem algum pedido de benefício previdenciário. Por consequência, é normal querer saber como acompanhar o pedido online.

Mas, antes que isso ocorra, é importante entender como a plataforma do Meu INSS funciona, bem como compreender as possíveis respostas que ela pode oferecer.

Quanto a isso, independente de qual canal você for utilizar, a resposta virá de uma das seguintes maneiras:

  • Pré-habilitado: quer dizer que, oficialmente, a sua solicitação entrou para o sistema;
  • Habilitado: significa que o pedido está apto para que o INSS avalie, mas não quer dizer que houve liberação;
  • Deferido/Concedido: nada mais é quando a aposentadoria pelo INSS ou o benefício em questão foi aprovado;
  • Indeferido: é quando o INSS nega a concessão do benefício. Mas, junto a resposta, acompanha a explicação do porquê dessa decisão;
  • Indeferido em parte o indeferido parcialmente: trata-se de quando há negativa de apenas uma parte do pedido.

Em caso de o pedido for negado, saiba que há possibilidade de recorrer judicialmente. Para isso, você irá precisar da ajuda de um advogado do INSS, a fim de que ele possa amparar todo o pedido.

O que é preciso para consultar a situação do benefício INSS?

Texto
Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Antes de qualquer coisa, é fundamental que o segurado tenha o número do benefício do INSS ou do CPF. Sem esses dados, não será possível saber o estágio do pedido.

Agora, com um deles em mãos, torna-se possível avaliar todo o status da remuneração pelo aplicativo Meu INSS, site ou até por telefone.

Sendo assim, se por acaso você já recebe o pagamento do INSS, mas quer saber a situação atual, é possível usar o número do próprio benefício, haja vista que o instituto gera esse código quando autoriza a remuneração.

Em contrapartida, se você ainda está esperando a sua resposta junto ao INSS, é preciso fazer uso do CPF ao entrar no sistema digital ou mesmo por telefone.

Fora isso, se você já recebe, mas não lembra qual é o número do seu benefício, também pode consultar através do CPF.

Entretanto, algo que você precisa ter em mente é que todas essas informações são válidas apenas para os casos extrajudiciais.

Sendo assim, se porventura o segurado possui alguma ação em andamento contra a previdência, então a melhor coisa a se fazer para consultar o andamento é consultar os advogados que são responsáveis por esse processo.

Passo a passo para verificar a situação do benefício INSS

Agora que já esclarecemos sobre quais informações precisa ter para poder conferir o andamento, é hora de aprender o passo a passo.

Saiba que todas as consultas sobre os benefícios são uma prerrogativa do segurado. Por isso, todos os usuários do INSS puderam averiguar a situação de cada pagamento.

Mas, desde o período da pandemia, diversos processos se tornaram mais simplificados, onde passou a ser possível operar pela internet, também.

Assim, acaba por facilitar o acesso ao cidadão e reduzir os custos do órgão. Portanto, trata-se de um benefício mútuo.

Mas, ainda que de fato seja uma grande facilidade, há pessoas que não têm muita intimidade com processos tecnológicos. Por consequência, é comum que muitos não saibam como mexer na ferramenta do Meu INSS.

Para deixar tudo ainda mais simples, abaixo iremos falar sobre todo o passo a passo detalhado de como conferir a situação do benefício.

Passo a passo para consulta do benefício INSS no app

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Teams
Descrição gerada automaticamente

O aplicativo “Meu INSS” foi lançado no ano de 2018, cujo intuito foi o de facilitar uma série de informações, o que inclui a visualização da situação do benefício.

Para aqueles que nunca acessaram o aplicativo, terão de ter uma conta do Gov.br, haja vista que o login e senha devem ser os mesmos.

Assim que criar uma conta na plataforma, tudo o que você deve fazer é seguir o seguinte passo a passo:

  1. Ao baixar o aplicativo, entre com seu CPF, login no banco conveniado ou mesmo certificado digital em nuvem;
  2. Em seguida, na página inicial, vá até a opção “Meus benefícios”;
  3. Feito isso, irá aparecer uma tela com todos os seus benefícios ativos e os que ainda estão em andamento.

Passo a passo para a consulta do benefício INSS no site

Agora, se você preferir fazer a sua consulta através do site, sem a necessidade de baixar um aplicativo, isso também é possível.

Primeiro, apenas tenha a certeza de possuir a senha do seu gov.br. Tendo isso em mãos, o passo a passo é o seguinte:

Vá até o site “Meu INSS” e realize o login;
Em seguida, vá em “Serviços”;
Acesse a aba “Benefícios”;
Posteriormente, vá até os dizeres “Meus Benefícios”;
A tela seguinte deve apresentar todos os benefícios ativos e os pedidos feitos;
Para ver a situação de algum benefício, é só clicar no requerimento que foi enviado ao INSS;
Ao fazer isso, deve aparecer uma das quatro opções citadas no início do artigo.

  1. Vá até o site “Meu INSS” e realize o login;
  2. Em seguida, vá em “Serviços”;
  3. Acesse a aba “Benefícios”;
  4. Posteriormente, vá até os dizeres “Meus Benefícios”;
  5. A tela seguinte deve apresentar todos os benefícios ativos e os pedidos feitos;
  6. Para ver a situação de algum benefício, é só clicar no requerimento que foi enviado ao INSS;
  7. Ao fazer isso, deve aparecer uma das quatro opções citadas no início do artigo.

Conclusão

Não há como negar o quanto a internet facilitou diversos processos, inclusive para os que querem acompanhar o andamento de um benefício.

Se você achou essas informações úteis e quer ajudar outras pessoas a acompanhar o benefício pelo Meu INSS, não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *