O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos trabalhadores brasileiros.

Para verificar se um benefício foi concedido pelo INSS, é necessário acessar o portal Meu INSS.

Neste artigo, explicaremos como verificar a concessão de um benefício no Meu INSS, os documentos necessários e outras informações importantes.

Como verificar a concessão de um benefício no Meu INSS?

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Na verdade, para poder verificar a concessão de um benefício no Meu INSS, há diferentes maneiras de obter essas informações.

Por isso, para facilitar ainda mais o seu entendimento, abaixo iremos detalhar todas as suas alternativas. Confira!

Como verificar a concessão de um benefício pelo site Meu INSS?

Tempo necessário: 10 minutos.

Para verificar a concessão de um benefício no Meu INSS pelo site, tudo o que você deve fazer é o seguinte:

  1. Acesse o site do Meu INSS;
  2. Em seguida, você vai ter que fazer o login através do gov.br;
  3. Clique em “Entrar com gov.br”, situado bem no meio da sua tela;
  4. Informe o seu CPF e senha;
  5. Caso não tenha uma senha cadastrada, siga as instruções para cadastrar uma senha;
  6. Após entrar no portal, clique na opção “Agendamentos/Solicitações” e em seguida, selecione a opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”;
  7. Informe os dados solicitados, como número do benefício e data de nascimento. Em seguida, clique em “Visualizar”.

Pronto! Agora você terá acesso ao status da concessão do benefício solicitado. Viu só como é fácil?

Além do mais, devemos mencionar que, através dessa página, você consegue obter acesso a vários outros serviços.

É por lá, por exemplo, que se pode pedirbenefício por incapacidade, verificar o calendário de pagamento dos benefícios e coisas semelhantes.

Como verificar a concessão de um benefício pelo Aplicativo Meu INSS?

Uma das maneiras mais simples e rápidas de verificar a concessão do seu benefício é através do aplicativo.

Mas, para que isso seja possível, primeiro de tudo é necessário instalar o aplicativo “Meu INSS” em seu celular, o qual está disponível tanto para Android quanto iOS.

O aplicativo oferece alguns acessos bem interessantes, que vão além do que apenas informações a respeito do seu benefício.

Na verdade, ainda é possível fazer o agendamento de perícias médicas ou mesmo solicitar algum benefício específico.

Agora, pode poder verificar a concessão de um benefício, o que você precisa fazer é:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Aperte em “Entrar com gov.br”;
  3. Coloque o seu CPF e senha para fazer o login;
  4. Em seguida, é necessário autorizar o uso dos seus dados pessoais;
  5. Logo na tela inicial, irá aparecer o nome do seu benefício, junto com o número;
  6. Aperte para poder visualizar o status da concessão do seu benefício.

Essa é uma forma bem simples de averiguar se obteve ou não alguma posição a respeito do seu benefício.

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Como verificar a concessão de um benefício pela Central de Atendimento do INSS?

Uma outra maneira de averiguar a concessão do seu benefício é por intermédio da Central de Atendimento do INSS.

Nesse caso, você precisa entrar em contato através do telefone 135. Mas, ao fazer isso, é preciso informar o seu CPF e ainda responder algumas perguntas de segurança.

Em seguida, o atendente poderá lhe dar maiores informações a respeito do status do seu benefício. Inclusive, caso tenha alguma dúvida, você pode aproveitar e questionar ao atendente.

Como verificar a concessão de um benefício por uma Agência de Atendimento do INSS?

Por fim, se você ainda quiser, pode ir pessoalmente até uma agência de atendimento do INSS para obter informações a respeito do seu benefício.

Mas, nesse caso, também é preciso estar munido dos seus documentos, tais como o seu CPF e demais de identificação pessoal.

No entanto, devemos mencionar ainda que, para obter a informação de qualquer benefício, é indispensável ter o cadastro no site Meu INSS, além de uma senha.

Quais documentos são necessários para realizar o processo?

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Para realizar o processo de verificação da concessão de um benefício no Meu INSS, é necessário ter em mãos o número do benefício e a data de nascimento do solicitante.

Caso não tenha essas informações, será necessário solicitar ao INSS.

É importante lembrar que, caso seja necessário comprovar informações adicionais, outros documentos poderão ser solicitados pelo INSS.

Como saber o número do benefício do INSS pela internet?

Para poder saber se houve a concessão de um benefício no Meu INSS, é necessário ter o número dele em mãos.

Mas, para obter essa informação, é só averiguar em uma das plataformas que indicamos neste artigo, isto é, site, aplicativo central de atendimento ou em alguma agência de atendimento.

Caso procure através do app ou site, essa informação deverá estar disposta logo na página inicial.

O que fazer se meu benefício foi indeferido?

Caso você não tenha tido a concessão do seu benefício, não se desespere. Tenha em mente que é possível solicitar uma revisão junto ao INSS.

Para isso, é necessário apresentar documentos que comprovem as informações prestadas no pedido do benefício.

Mas, ainda que o pedido de revisão não seja aceito, é possível ainda recorrer da decisão junto ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

Para isso, é necessário apresentar um recurso, onde o conselheiro deverá fazer a análise.

Em caso de dúvidas ou problemas na concessão do benefício, é fundamental entrar em contato com o INSS ou consultar umadvogado especializado em direito previdenciário, que poderá auxiliar no processo de revisão e esclarecer eventuais dúvidas.

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Quais benefícios posso verificar pelo Meu INSS?

Pelo Meu INSS, é possível verificar uma série de benefícios previdenciários, tais como:

  • Aposentadorias (por idade, tempo de contribuição, especial, por invalidez, entre outras);
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Benefício assistencial (LOAS);
  • Certidão de tempo de contribuição.

Além disso, é possível acompanhar o andamento do pedido de cada um desses benefícios, verificar a data de pagamento e acessar o extrato previdenciário, que contém informações sobre o tempo de contribuição e salário de cada período trabalhado.

O Meu INSS também oferece diversos serviços online, como a atualização de dados cadastrais, a emissão de extratos e a realização de simulações de aposentadoria, o que facilita bastante a vida dos segurados do INSS.

Conclusão

Se você tiver qualquer problema na concessão de um benefício no Meu INSS, conte com a ajuda dos nossos advogados para lhe auxiliar na concessão desse problema.

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