O acidente vascular cerebral popularmente conhecido como AVC é um derrame cerebral que ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro causando assim uma paralisia da área cerebral.

Existem dois tipos de AVC o isquêmico e o hemorrágico. Os principais fatores de risco do AVC são: hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, sobrepeso, tabagismo, idade avançada, consumo excessivo de álcool e sedentarismo. Ainda são levados em consideração o histórico familiar e o sexo, sendo os homens os mais suscetíveis ao problema.

Em decorrência do AVC, muitas vezes a pessoa fica impossibilitada de retornar às suas atividades habituais, prejudicando assim, a sua posição no mercado de trabalho. A partir daí surge a primeira dúvida que os pacientes têm: nesse caso existe algum benefício que eu possa receber?

Sim!

Benefícios por incapacidade como o auxílio-doença, por exemplo, são destinados a segurados que se encontrem incapazes de exercer suas funções habituais por um prazo maior que 15 dias. No entanto, cabe esclarecer que essa incapacidade deve ser constatada por meio de perícia médica realizada pelo INSS.

Outra dúvida bastante recorrente é com relação ao prazo/carência mínima para ter direito aos benefícios do INSS. Via de regra, para que o trabalhador tenha direito a este tipo de benefício é exigida uma carência mínima de 12 meses de contribuição junto ao INSS.

A terceira dúvida mais recorrente é sobre a suspensão do auxílio-doença. Ele deixará de ser pago quando o segurado recuperar a capacidade para retornar às suas atividades ou quando ele for revertido em aposentadoria por invalidez.

Mais uma vez caberá ao médico perito do INSS essa avaliação sobre a continuidade, suspensão ou conversão do benefício para aposentadoria.

Se mesmo em posse dos laudos no momento da perícia seu auxílio for cessado ou negado, e você se sentir injustiçado poderá, dentro do prazo de 30 dias após a alta do INSS, solicitar uma nova avaliação médica que poderá reafirmar a capacidade laborativa ou não.

A última coisa que o paciente precisa é desgastar-se com questões burocráticas. Por este motivo ter um advogado especialista do benefícios do INSS auxiliando é sempre mais vantajoso.

Seu auxílio-doença foi negado? Entre em contato com a nossa equipe!

A Intrieri & Tiengo Advocacia é especialista em concessão e revisão de benefícios do INSS e para saber qual a melhor forma de solicitar a sua aposentadoria é fundamental o apoio de um especialista para orientar você a finalmente se aposentar com a tranquilidade que merece.

Ficou em dúvida sobre como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição? Entre em contato conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *