Planejar a aposentadoria é uma das coisas que todas as pessoas deveriam fazer, haja vista que só há benefícios em ter essa preocupação o quanto antes.

Para você entender melhor a esse respeito, no artigo de hoje iremos falar por que e como planejar aposentadoria. Confira!

Por que planejar a aposentadoria?

O planejamento da aposentadoria deveria ser uma das prioridades de todas as pessoas. Afinal de contas, essa é uma das formas de ter a garantia de um futuro tranquilo.

Com certeza você não quer chegar na sua terceira idade e depender apenas da previdência social com um salário muito abaixo do seu atual, certo?

Um dos benefícios de planejar a aposentadoria é justamente a garantia de conseguir o melhor benefício disponível para o seu caso.

Inclusive, essa é uma das grandes preocupações dos brasileiros, em especial depois da Reforma da Previdência.

Afinal, ela fixou a idade mínima após os 60 anos, aumentou o tempo de contribuição e reduziu o valor do benefício.

Isso quer dizer que, se você sonha em ter uma aposentadoria tranquila, com uma boa renda, é ideal prezar por um bom planejamento previdenciário. Quando se fala de construção e formação de patrimônio, o tempo é algo precioso.

À medida que o tempo passa, é preciso manter a disciplina para poupar todos os meses e escolher os melhores investimentos para a aposentadoria.

Dessa forma, você consegue multiplicar o seu dinheiro e conquistar os rendimentos necessários para cobrir todos os seus gastos na terceira idade.

Caso queira viver bem durante a sua aposentadoria, é vital contar com outras fontes de renda complementares.

Certo, mas como planejar a aposentadoria? Quais são as coisas das quais você deve se preocupar desde agora?

Por onde começar a planejar a aposentadoria?

Antes de saber como planejar a sua aposentadoria, saiba que é preciso colocar as suas finanças em ordem e rever alguns conceitos a respeito do dinheiro.

Para garantir uma aposentadoria no momento certo, o mais adequado é contar com a ajuda de um profissional que entenda do assunto.

Agora, no que se refere às outras dicas e detalhes de como começar a planejar a aposentadoria, citamos as seguintes:

1. Adote uma visão de longo prazo

O primeiro passo para começar a planejar a sua aposentadoria é a necessidade de adotar uma visão de longo prazo para a sua situação financeira.

Mesmo porque, caso pense apenas nos objetivos presentes ou a curto prazo, nunca irá conseguir investir e poupar dinheiro.

Tenha em mente que se preparar para a aposentadoria é justamente isso: aplicar seu dinheiro hoje para aproveitar no futuro. Isso é importante ainda que signifique abrir mão de alguns objetivos mais próximos.

Para vencer a mentalidade do imediatismo, pense no dinheiro da aposentadoria como sendo um investimento para o seu futuro.

2. Controle seu orçamento

De acordo com os dados de uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, cerca de 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento.

Mas, se você quer se aposentar com conforto e dignidade, não pode fazer parte dessa estatística. Então, comece a colocar tudo na ponta do lápis e invista na sua organização financeira pessoal.

O intuito é justamente registrar tudo o que entra e sai da sua conta corrente. Dessa forma, torna-se possível manter um padrão de vida que seja compatível com a sua renda.

Assim, também se torna mais fácil poupar uma quantia todos os meses, a fim de investir em objetivos de curto, médio e longo prazo.

3. Aprenda a juntar dinheiro

Saber juntar dinheiro é de grande importância para começar a planejar a sua previdência privada ou qualquer outro objetivo financeiro que tenha em mente.

O ideal mesmo seria poupar por volta de 10% a 30% da sua renda todos os meses para investir.

Mas, para que isso seja possível, é necessário controlar os impulsos consumistas, cortar gastos e ter um pouco mais de disciplina no seu controle financeiro.

Pode parecer bem difícil no princípio, mas esse é o mínimo que você deve fazer caso queira ter uma aposentadoria mais tranquila.

4. Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência, antes de planejar a sua aposentadoria, também é uma coisa a se considerar.

O ideal é que esse fundo seja o suficiente para cobrir entre seis e 12 meses de custos mensais, para ter de onde tirar em casos de demissão, urgência médica, redução de renda etc.

Mesmo porque, de nada adianta querer investir o seu dinheiro a longo prazo para a aposentadoria caso ainda não tenha um valor guardado para alguma urgência.

Se porventura acontecer qualquer coisa, você pode não ter de onde tirar o dinheiro e ficar endividado, o que não é legal para o seu planejamento financeiro.

5. Prepare-se para investir a longo prazo

Outro segredo de como se aposentar com maior tranquilidade e sossego é deixar o seu dinheiro aplicado por vários anos.

Isso quer dizer que você precisa abrir mão da liquidez em nome de rendimentos maiores a longo prazo, por exemplo.

A grande maioria das pessoas começa a investir em ativos que tenham alta liquidez e de baixo risco. No entanto, os planos de aposentadoria requerem aplicações com prazos mais longos e retorno superior.

Devido aos juros compostos, o tempo irá se tornar o seu maior aliado para multiplicar ainda mais o seu dinheiro.

No entanto, caso resgate o valor antes da hora, acaba correndo o risco de sair no prejuízo e reduzir toda a sua renda no futuro.

É por essa razão que se deve começar a pensar na ideia de deixar o seu dinheiro investido por mais tempo.

Além do mais, tenha em mente que a reserva de emergência existe justamente para evitar que você mexa em suas aplicações, caso for necessário.

6. Concilie a aposentadoria com outros objetivos

Não é porque quer ter uma aposentadoria sossegada que todos os seus recursos devem se destinar para isso.

Na verdade, o ideal mesmo é conciliar os investimentos de longo prazo com outros de curto e médio prazo também.

É possível, por exemplo, direcionar uma parte do dinheiro para comprar um veículo daqui alguns anos e, ao mesmo tempo, manter uma porcentagem na previdência privada.

Conclusão

Planejar a aposentadoria é a melhor coisa a se fazer, já que garante uma série de benefícios. Mas, caso tenha alguma dúvida, um advogado especialista em INSS é capaz de lhe responder qualquer dúvida.

Se você gostou das nossas dicas de como planejar aposentadoria, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a elas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *