A verdade é que, hoje em dia, todo brasileiro sonha em ter uma aposentadoria tranquila, a fim de poder desfrutar e gozar do fruto do seu trabalho.

Não importa a profissão ou mesmo o nível de educação escolar, todo mundo deseja chegar em sua velhice com segurança e uma fonte de renda que seja confiável.

No entanto, a verdade é que a grande parte das pessoas erram em alguns pontos em relação à aposentadoria.

Por isso, no artigo de hoje, iremos dar algumas dicas em relação a sua aposentadoria, até mesmo para garantir que você tenha um pouco mais de sossego.

Então, para conhecer algumas das melhores dicas a respeito da aposentadoria, não deixe de conferir esse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

6 passos para ter uma aposentadoria tranquila 

Não há como negar que a grande parte das pessoas tem o desejo de ter uma boa aposentadoria. No entanto, o que muitos não sabem é que há algumas dicas a respeito desse assunto.

Primeiro que ter ajuda de um advogado especialista em aposentadoria vai lhe dar um grande auxílio nesse processo.

Mesmo porque esse profissional entende do assunto e sabe como intermediar diversos pontos. Mas, em relação as dicas para facilitar a sua aposentadoria, podemos citar as seguintes:

1. Comece a planejar o quanto antes

Um dos grandes erros que a grande maioria das pessoas comete está no fato de apenas começar a planejar a aposentadoria quando ela está próxima de acontecer.

No entanto, a verdade é que investir desde cedo na previdência é uma das formas de planejar a aposentadoria.

Saiba que, quanto antes investir, menor vai ser a quantia mensal da qual precisará aplicar, além de que o retorno vai ser muito maior no futuro.

Pense em seu futuro com antecedência, procure por profissionais que possam lhe auxiliar a conquistar a sua aposentadoria com maior facilidade.

Por isso, a dica fundamental é se planejar e organizar-se a partir de agora, a fim de conseguir conquistar todos os seus objetivos.

Quanto antes você se preocupa com essas questões, consegue solicitar a revisão de aposentadoria se for necessário, por exemplo.

2. Defina seu objetivo

Não há como começar a planejar se você não tem um objetivo, e com a aposentadoria não é nem um pouco diferente.

Primeiro, defina onde quer chegar. Estipule quando você quer solicitar esse benefício do INSS. Deseja a aposentadoria por idade ou por contribuição?

Defina quando pretende se aposentar, não faça nada por impulso. Planeje-se, pois com certeza se aposentar de uma hora para outra pode lhe trazer problemas no futuro.

É a partir do momento que você define o seu objetivo que se tem maior motivação para trabalhar de maneira produtiva, já que se enxerga um motivo para isso.

Lembre-se que, quanto antes e mais investir, maior vai ser o valor que você vai receber todos os meses durante a sua aposentadoria.

3. Saiba com quais receitas contar

A previdência social é um regime compulsório, onde todo o trabalhador deve contribuir, o qual é administrado pelo INSS.

No entanto, o valor pode variar de acordo com a contribuição que é feita no decorrer dos anos, mas limitada a um teto.

Ademais, o início da aposentadoria depende tanto da idade quanto do tempo de contribuição, por isso que muitos se perguntam sobre qual é a idade para aposentadoria.

Por esse e por outros motivos, é interessante contar com outras fontes de renda, como um plano de previdência corporativa ou individual.

A previdência privada, por exemplo, acaba sendo uma forma de complementar a previdência social, o que acaba por garantir uma aposentadoria com maiores recursos.

Nesse tipo de plano, você vai escolher tanto o valor quanto a periodicidade da contribuição, bem como decidir quando vai fazer o resgate, desde que esteja dentro do prazo mínimo de carência.

Contudo, você precisa saber qual é a melhor modalidade para o seu caso, que pode ser tanto o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) quanto o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Saiba que um advogado para aposentadoria pode lhe ajudar em todas essas questões, tirando dúvidas e lhe explicando com maiores detalhes cada ponto.

4. Faça estimativas

Muita gente se preocupa em saber qual o valor da aposentadoria, mas, além disso, é importante saber fazer estimativas.

Essa é uma ótima forma de se programar, a fim de saber quanto você vai precisar para manter o seu padrão de vida.

Ao fazer esse levantamento, leve em conta as despesas com moradia, saúde, alimentação e lazer. Ademais, inclua outros gastos de acordo com o estilo de vida que quer ter.

É através desse planejamento que você vai saber qual deve ser a sua renda ao se aposentar. Ao fazer os cálculos, um advogado de aposentadoria pode lhe ajudar no restante.

5. Calcule a reserva que será necessária

Assim que já tiver uma ideia do valor que quer ter ao se aposentar, é só calcular o tamanho da reserva da qual precisa acumular, a fim de ter essa renda mensal na aposentadoria.

Mas, para fazer esse cálculo da forma correta, leve em conta a rentabilidade líquida de impostos e taxas, bem como o rendimento real, que considera o efeito da inflação.

6. Planeje sua poupança

Pode acontecer de a renda total da sua aposentadoria não ser o suficiente para manter o padrão de vida que você quer ter.

Se esse for o caso, a dica é planejar a sua poupança, até mesmo para conquistar o patrimônio do qual deseja.

Faça os cálculos de quanto falta para atingir a sua meta e comece a guardar dinheiro. Avalie quais investimentos são os mais adequados para juntar dinheiro.

Elabore uma boa estratégia de poupança e sempre respeite os prazos e valores, mesmo porque você está guardando para o seu próprio bem.

Conclusão

Como você pôde notar, há algumas dicas referente à aposentadoria que são de grande importância para aqueles que pretendem ter um bom descanso. Por isso, nunca deixe de planejar.

Se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, até mesmo para que outras pessoas possam ter acesso a essas dicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *